Brasil > USA!!!

Brasil > USA!!!
Bemvindos ao blog da Rose e do Du!

terça-feira, 5 de março de 2013

Fiz o teste!

Pois é meus amigos.. fiz o teste! Apesar de ter pesquisado bastante na internet e ter feito alguns simulados, quando começou o teste já vi que era diferente do que tinha imaginado!

A examinadora falou quase que exclusivamente em francês, o teste é feito por base num CD de áudio, em que a situação é falada uma única vez... não há repetições... as primeiras questões pareciam fáceis... mas eu sabia que não ia ficar por aí... logo a fala começou a se tornar mais rápida, enrolada e extensa... tentei responder o melhor que podia entender... mas não havia espaço para indecisões... não tivemos tempo para analisar as questões da folha de prova... então não dava para pensar muito no que estava escrito... senão perdia a concentração no áudio do CD!

Após a compreensão oral, cada um dos examinados foi chamado para fazer a parte da expressão oral. O examinador era francês, ele fazia algumas questões e eu tinha que responder. Não havia muito tempo para pensar na resposta.. e ele ainda me pedia para elaborar mais. A maior dificuldade foi quando ele pediu para eu imaginar que ele era um colega meu, que tinha acabado de obter um trabalho novo. Eu tinha que fazer perguntas sobre essa situação... mas não era tipo um diálogo, que ele ia respondendo... eu só tinha que ficar perguntando... com o nervosismo e a falta de imaginação a ajudar, achei a parte mais complicada.

Ele me falou que acha que o meu nível é um B1 ou B2, mas a análise é feita na França. Então tem que esperar os resultados mesmo...

Conheci outras pessoas que estão fazendo o processo de emigração também. Todos os que fizeram o exame estavam lá por esse motivo. Trocámos e-mails e combinámos de nos comunicar para nos irmos ajudando mutúamente.

Foi a partir desta etapa que a Rose começou a se interessar mais e a aceitar a idéia. Ela começou também a falar com a sobrinha dela que está no Canadá estudando junto com o namorado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário